html5 templates

Dicas e ideias

Aqui, compartilhamos algumas dicas de trabalhos, utilização de linhas especiais, entretelas e técnicas de bordados para você aumentar sua área de atuação em costura ou bordado.

Linha de bordar metalizada
Entretela
Dupla Face
Filme Termo
Colante
Entretela
Hidro Solúvel
linha metalizada

Linha metalizada

Existe algo especial que precisa ser feito para bordar com fio metalizado? Regulagem de tensão, agulha?

Resposta Posts1:
DHerrera respondeu em 15/05/2012 22:37: Olá, algo que tem funcionado para mim é colocar o fio em um saco plástico, também soltar um pouco a tensão superior.

Resposta Posts2:
Pulse_frankp respondeu em 18/05/2012 12:18: Eu recomendo o seguinte para costurar com fio metálico. - Agulhas desenvolvida especialmente para esse fio do tipo DB x 7 ST, tamanho SES 75/11 (esta especificação de agulhas é exclusiva para máquinas de bordar industriais, para máquinas domésticas existe uma agulha da Singer tipo 2011 para fios metalizados). Estas agulhas têm um maior diâmetro do olho e assim não prende tanto o fio através do olho da agulha, a tensão geralmente não é um fator de tanto problema com o fio metálico, ele costuma ficar preso através do buraco da agulha, eu sugiro reduzir a densidade do desenho um pouco já que o fio metálico parece ser mais volumoso quando está no bordado. Eu também sugiro não usar esse fio em fontes cursivas ou fontes pequenas que não lhe dão a definição que você vai querer.

Resposta Posts3:
Bluebird respondeu em 21/05/2012 3:46 PM: Eu tive muita sorte com fio metálico por ter afrouxado a tensão superior, colocado o cone em um eixo de estojo porta CD ao lado da máquina e colocá-lo sobre um gancho de plástico cerca de 2 metros acima da máquina para poder liberar mais a linha antes dela entrar nos tensores e também fiz a pulverização de silicone no cone em questão. 

*Estas dicas foram enviada através do Fórum da Pulse de usuários do programa de criação de bordados Tajima DG/ML By Pulse, a B.R.A. Máquinas não testou estas dicas para verificar se realmente funcionam.

Mobirise

Aplique com entretela dupla face

Dielines são desenhos de bordados. Abra o dieline com o software de bordado e imprima-o. Se você não possui um software de bordado, o TrueSizer da Wilcom é um programa gratuito que pode imprimir o molde.
Para bordados de aplique, escolha um tecido que não se desgastará. 

Ao trabalhar com desenhos de aplique, use a entretela dupla face, de um lado ela é termo colante e do outro é adesiva, ela fixa o tecido do aplique ao tecido base. Coloque o molde do bordado e o delinei em cima do tecido e recorte a forma a ser apliacada.

Envie o desenho de bordado completo para a sua máquina. A lista de mudança de cor mostra a ordem de costura. Geralmente a primeira cor a costurar é um contorno, que traça a forma do aplique.

Pegue o tecido a ser aplicado e retire o papel protetor do lado adesivo. Coloque-o bem ajustado na forma que foi costurada. Continue bordando o desenho. Um ponto externo será costurado, prendendo o tecido do aplique no tecido base, conforme figura ao lado.

Após o bordado, apare o entretela na parte de trás. Deixe cerca de 1cm em torno do bordado.

Termo colante

Filme termo colante

Ligue seu ferro doméstico de passar roupas, e aqueça-o na temperatura"algodão". Após chegar a esta temperatura, coloque o Filme Termo Colante sobre o verso do desenho ou bordado a ser aplicado, mantendo o filme entre o papel siliconado e local onde será aplicada a cola, mantendo o ferro pressionado sobre o papel por 8 segundos. Tome cuidado para não fazer pressão excessiva, pois a cola poderá vazar para os lados. Deixe esfriar e retire o papel, posicione o material, já com a cola, no local onde será colocado em definitivo, e pressione o ferro por mais 15 segundos no avesso do tecido que receberá o material com a cola.

Perfeito para colagem de patch, patchwork, bordados, apliques, entre outros. O filme termo colante cola o bordado ou tecido de seu trabalho de patchwork de forma definitiva, sem a necessidade do costurar, pois sua colagem é resistente à lavagens.

Composição: película de silicone com papel siliconado.

Foto: Emblibrary

Entretela hidrossolúvel

As entretelas hidrossolúveis são um produto único no mercado e ecologicamente correto, pois, após a sua dissolução, não haverá nenhum resíduo, seja no bordado, na roupa ou na água na qual foi dissolvida. Com ela você poderá realizar bordados em tecidos com transparência como tule, organza de seda, seda, entre outros ou produzir rendas incríveis.

- Não tóxica;
- Garante leveza e maleabilidade aos bordados delicados ou não;
- Utilizada de uma forma ampla, em todos os tipos de bordados;
- Praticidade e fácil manuseio;
- Não polui águas de rios, lagos, etc.

Detalhe: observe que uma das faces é lisa e a outra tem uma leve textura para facilitar a fixação no bastidor, evitando que deslize. Utilize sempre com o lado texturizado para baixo, quando montar o bastidor.

Mobirise

BÔNUS:  Bordado 3D

Bordado com E.V.A. (Borracha)

1º - Faça uma costura simples por baixo do bordado para marcar a área aonde será usado o E.V.A para que o operador da máquina possa se orientar na hora de coloca-lo.
2º - Insira um comando de parada após esta costura, e programe a máquina no painel para trazer o bastidor para frente (off-set).
3º - Para colocar o E.V.A deve-se utilizar uma fita dupla face, isto o manterá fixo durante o bordado.
4º - Utilize sempre Satin (Zig-Zag).
5º - A densidade deve ser por volta de:
Bcad: 105 | DG-50: 0.17 | Pulse: -2.00 | Wilcom: 0.20
6º - Se você tem o Bcad, não use Auto ponto int no Zig-Zag, se você tem o DG-50, clicar com o botão direito no ícone de ajuste de densidade e desativar o Short Stitch.
7º - As pontas do bordado devem iniciar e terminar afinadas para que o bordado tenha um melhor acabamento e para facilitar o destaque do E.V.A. - Veja nos detalhes 1, 2 e 3 na imagem ao lado.
8º - Utilize o E.V.A da mesma cor que a linha que será usada no bordado.
9º - Destaque de modo suave e está pronto. No bordado B ao lado, foi utilizado um E.V.A branco e antes dele foi feito o contorno de base.
 
Disponível em: mundodosbordados.com.br/bordado-com-e.v.a..html

Compartilhe esta pagina!

Endereço

Rua dos Tupinambás, 1087
Centro - Belo Horizonte/MG
CEP: 30.120-070                     


Contatos
   
Telefones:
(31)  3568-7677 | (31)  3274-5942
Whatsapp:
(31) 98962-7100

Fale Conosco

Formulário de Contato




Feedback

Por favor envie-nos as suas ideias, erros no site, sugestões e reclamações! Qualquer resposta será bem vinda. Clique aqui!